A terceirização no mercado de cosméticos foi tema de discussão entre diversas empresas reunidas no 1º Cosmeeting, organizado pela Aura Ideias em 27 de novembro de 2019, no Maksoud Plaza/SP, evento no qual a Ecolabel foi participante.
Muitas empresas têm procurado alterar a sua forma de trabalho, não temos visto atualmente as empresas optando por expandir fábricas, mas tem ocorrido um movimento justamente contrário, onde elas têm focado no core business da divulgação/distribuição e deixado as questões da produção dos produtos nas mãos dos terceiristas.
Por isso, empreendedores de pequenas, médias e grandes empresas, pontos de vendas, estabelecimentos comerciais e consultores especializados se uniram para falar sobre os modelos de terceirização e o impacto fiscal para o cliente, o olhar dos varejistas para este mercado da terceirização, análise sobre como identificar o terceirista adequado para cada tipo de negócio, entre outras questões.
São muitos pontos a serem avaliados ao decidir terceirizar as operações dentro de um negócio, todo o processo produtivo será terceirizado ou somente uma parte? Qual parte? A produção, o envase, a rotulagem? São pontos importantes a serem definidos dentro da estratégia de cada empresa.
A Ecolabel, como especialista na produção de Heat Transfer e In Mold Label para a decoração de embalagens de plástico, vidro, alumínio e madeira, oferece uma excelente opção para este mercado de cosméticos, principalmente com a crescente preocupação das empresas em relação à preservação ambiental e a sustentabilidade, que tem sido observada nas produções de produtos cruelty free e veganos. Esta preocupação não pode estar somente na composição do produto, é necessário um olhar atento às embalagens, que podem ser muito prejudiciais ao meio ambiente.
Estas opções de impressão oferecidas passam a ser um grande aliado nesta causa, uma vez que na produção do Heat Transfer Ecolabel todo o processo e o ciclo de vida do produto são ecológicos, tornando a produção mais limpa, com menos refugo e preços mais acessíveis. As tintas utilizadas são à base d’água (sem metais pesados) e o filme de poliéster, onde é feita a impressão, possui uma gramatura bastante reduzida em relação a outros processos, utilizando assim menos recursos do planeta, tanto na produção, quanto no transporte.
Além disso, esta tecnologia permite a impressão com qualidade fotográfica, o que é um ponto fundamental para o segmento de cosméticos, a possibilidade de beleza oferecida às pessoas através dos produtos, devem refletir na própria embalagem dos mesmos.