Investir no design de embalagens é essencial para qualquer marca de produtos devido a lista de fatores que influenciam a decisão de compra do consumidor. É interessante observar o quanto o mundo mudou nos últimos anos e como essas mudanças influenciam a vida dos consumidores e por consequência o mundo corporativo. Será que alguns anos atrás seria possível prever o tipo de decisões e estratégias que as empresas estariam adotando nos negócios hoje?
Produções do cinema como a trilogia “De volta para o Futuro”, “O quinto elemento”, “Star Treck” e “Star Wars” tentaram produzir vislumbres mesmo que exagerados de como seria o futuro das comunicações, relações humanas e negócios em geral.
O QUE NÃO FOI PREVISTO
No segundo filme da trilogia “De Volta para o Futuro”, que se passa a maior parte no “futuro de 2015” (o filme foi lançado em 1989) os escritores/produtores fizeram uma série de “previsões”, algumas se concretizaram e outras passaram longe de serem viáveis ainda hoje, o mais intrigante é a lista de fatores não previstos, como as grandes mudanças que aconteceram ao longo desses anos e passou longe da imaginação dos criadores:
Obviamente que não foi possível prever em 1989 que o mercado seria totalmente influenciado pelo advento da internet como conhecemos hoje. A internet comercial e de amplo acesso a população começou a partir da segunda metade da década de 90.
Na virada do século o comportamento do consumidor já havia mudado drasticamente com o acesso a informações sobre diferentes produtos, a possibilidade de compra através de cartão de crédito em qualquer país sem ter que estar lá fisicamente. O que aumentou a concorrência com os produtos nacionais, exigindo cada vez mais qualidade para competir com o mercado externo.
O grande desafio dos Departamentos de Marketing foi descobrir se os fatores que fazem o consumidor escolher um produto na venda online são os mesmos no ponto de venda? Levando em consideração ainda os chamados consumidores mobile, pode-se afirmar que o perfil do comprador online não é o mesmo.
Dados de um levantamento realizado pelo NZN Intelligence, 82% dos consumidores brasileiros, com acesso à internet, já efetuaram uma compra online e 74% afirmam, inclusive, que preferem esta modalidade de compra ao invés das compras em lojas físicas; e os principais pontos apontados são: agilidade, comodidade, melhores preços e condições de pagamento.
Em uma pesquisa do Instituto Nielsen sobre o comportamento do consumidor no ponto de venda, mostrou-se que: 70% das decisões de compras são tomadas em frente à gôndola e 50% dos consumidores não funcionam no “piloto automático”. Em média, o comprador passa 15 segundos diante das gôndolas e gasta apenas 1,6 segundos para dar atenção a cada estímulo recebido dos produtos.
Sobre o critério para efetivar uma compra, foi constatado que: 40% faz comparações de produtos/preços através de ferramentas de ofertas (como Buscapé e Zoom) antes de decidir, 22% procuram indicações de itens em sites de conteúdo e através de especialistas no assunto, 11% procuram pelas redes sociais e 10% por consideração de amigos/familiares.
A Gerente de Marketing da Ecolabel Lívia Polisél compartilha algumas experiências e observações reais sobre o Design de Embalagens:
Diante de todos esses dados e por trabalhar na área de criação há mais de 15 anos, me lembrei de algumas situações que presenciei nos últimos meses, como consumidora. Entrei na Alice Salazar Store, uma franquia multimarcas da área de beleza (maquiagem e afins), e ali, naquele ponto de venda estavam dispostos nos displays diversas marcas diferentes, inclusive de outras blogueiras/influencers e fiquei espantada quando meus olhos automaticamente foram atraídos por uma paleta de sombras da própria marca, que tinha uma foto muito bonita da maquiadora (empresária, youtuber, influencer, etc…) na embalagem.
E ao observar com mais cuidado, percebi que a maior parte dos produtos que estavam dispostos próximos à essa paleta, seguiam aquele “padrão” de embalagens de maquiagem: fundo preto e o logo da marca em branco, prata ou dourado; é evidente que diante de tanta opção monocromática, o produto mais colorido, diferente e bem elaborado iria se sobressair.
Ainda em minhas andanças pelas lojas, fui em algumas no centro da minha cidade, destas que oferecem diversas marcas de maquiagens mais baratinhas e percebi que é muito difícil diferenciar uma marca barata ou um pouco mais cara simplesmente pela embalagem, pois a realidade é que elas ficaram muito parecidas, esse mundo dos frascos de tampas pretas invadiram esse universo tão colorido das maquiagens, o que na minha opinião é uma pena.
A jornalista (empresária, youtuber, influencer, etc…) Bruna Tavares, lançou há algum tempo atrás, uma linha de batons chamada Sunflower, que traz embalagens tão femininas e coloridas que se destacam não somente no ponto de venda, mas se fizerem o teste de entrarem em uma loja online que venda este produto, perceberá que ele se destaca muito em relação aos similares das tampas pretas.
Ao final de outubro, a gerente de qualidade, junto ao diretor da Ecolabel, estiveram em São Leopoldo (uma pequena cidade, no interior do Rio Grande do Sul) e entraram em algumas lojinhas de cosméticos do centro da cidade. Em uma delas haviam os batons da Dailus (linha Fla.mimos), cuja a decoração é produzida com Heat Transfer pela Ecolabel e eles aproveitaram para questionar a vendedora sobre as vendas deste produto, ao que ela afirmou: “O quanto tiver deste produto a gente vende! As mulheres adoram esses flamingos, acham a embalagem linda!”.
Acompanho algumas influenciadoras nas redes sociais e já escutei inúmeras vezes elas mencionarem que compraram um produto por causa da embalagem, algumas inclusive, adquirem produtos com embalagens bonitas para deixar enfeitando a penteadeira, nem tem a intenção de usá-los. É o enorme poder que a embalagem exerce!
E se formos pensar, aqui no Brasil essa inovação ainda é muito pequena, em comparação com mercados como o Coreano, por exemplo, basta uma pesquisa na internet para comprovar a variedade de formatos, cores e artes que decoram cada embalagem dos produtos de beleza deles.
Já ouvi algumas blogueiras que possuem marca própria mencionarem sobre a dificuldade de encontrarem embalagens diferenciadas, com valores competitivos para inserirem em suas linhas e, é exatamente por isso que acredito no potencial da Ecolabel como solução para estas questões, pois além do nosso processo ser ecológico, conseguimos ainda transformar a embalagem “padrão” com uma arte exclusiva, personalizada tanto no frasco, quanto na tampa, tornando aquele produto único.
E tudo isso aliada à questão da QUALIDADE, pois infelizmente algumas embalagens decoradas são bonitas, porém ao passar levemente a unha na arte tudo já descasca; com o Heat Transfer Ecolabel isso não acontece pois temos a preocupação de que o material resista às situações inerentes à cada tipo de produto, por exemplo: ácido úrico, atrito, agentes químicos, entre outros.
Com tanta tecnologia à preços competitivos, as tampas das embalagens só precisam ser pretas se o cliente realmente quiser!